quarta-feira, 16 de maio de 2012

Arte francesa e Decoupage



Decoupage


Significa recortar e colar, é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro, cerâmica, vela, tecido. É uma técnica antiga, porém continua atual, versátil, e divertida.

O termo Découpage é francês (decouper=cortar), porém sua origem é italiana. Essa técnica na época ficou conhecida como "Lacche povero", que significa a laca do homem pobre, porque aqueles que não tinham recursos para empregar um artista para decorar suas mobílias e objetos decorativos, podiam obter efeitos distintos e requintados com gravuras coladas sobrepostas à peça e revestidas com múltiplas demãos de verniz ou da laca.

Essa forma de arte começou em Veneza, Itália, por volta do século XII e foi difundida no século XVII no resto da Itália, França, e Inglaterra. Muitas decorações elaboradas em caixas, bandejas, cinzeiros e tampos de mesas que acreditavam ter sido pintadas a mão e tinham sua origem nos séculos XVIII e XIX, foram analisadas mais tarde descobrindo-se que se tratava de uma mera aplicação de gravuras inteligentemente dispostas e coladas sobre as superfícies.

A decoupage é uma das técnicas mais populares das artes decorativas. Fácil de executar e econômica, a decoupagem transforma qualquer objeto, numa peça de arte!

Primeiramente prepara-se a base da superfície da peça onde será colada
a figura recortada, impermeabilizando se necessário e pintando, depois começa a aplicação das figuras recortadas, finalizando com o envernizamento (várias demãos de verniz) que, além de proteger a figura recortada irá dar à superficie um aspecto final liso e bem acabado de modo que a figura recortada pareça ser pintada e não colada. É este o objetivo desta técnica: a decoupagem bem feita parece uma pintura.

Pode-se também enriquecer a decoupage de uma peça com outras técnicas como por exemplo o envelhecimento ou o craquelado.

QUER APRENDER A FAZER DECOUPAGE? NA ORNAMENTAL NÓS ENSINAMOS! JÁ SABE FAZER? NÓS TEMOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO!


Abaixo um passo a passo para você se animar e experimentar a técnica.




Av. Paranaíba, Centro, Goiânia - Go
(62) 3223-4774 / 3095-4774 - www.wix.com/aornamentall/go



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Arte Francesa

A Arte Francesa é uma arte de profundidade, contorno e percepção, que é construída recortando partes nos diferentes impressos de uma mesma imagem, moldando-as, montando camadas que são sobrepostas para criar um efeito de volume, tridimensional.

A origem da Arte Francesa, provavelmente deu-se na antiga China, onde eram usados na decoração de seus móveis, figuras cobertas de verniz laca, os famosos “laqueados”.
Com a chegada do mobiliário chines à Europa, no século XVII, os carpinteiros franceses, verdadeiros artistas da madeira, aperfeiçoaram essa técnica, usando impressões com flores, cobertas com várias camadas de verniz, dando origem a palavra "decoupage" (texto abaixo).
Possivelmente baseando-se na figura plana da “decoupage”, um outro artesão francês, na época a França era o berço da decoração estilo “rococó”, inovou com vários recortes da mesma figura, avolumando e nascendo a “decoupage tridimensional”.
Esta técnica estendeu-se à Espanha, onde ficou conhecida então, como “Arte Francesa”. . Em outros países, esta técnica passou a ser conhecida mesmo como decoupage tridimensional. No entanto, dependendo do país em que a arte é praticada, ela recebe nomes distintos, como arte holandesa na Holanda, decoupage tridimensional na Inglaterra.
Ela é difundida na Argentina há bastante tempo, onde as figuras impressas são denominadas de “laminas”.


No Brasil, a técnica chegou já aprimorada da Europa e claro, aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e com as características de trabalho do artesão brasileiro.

Fontes: euamobiscuit.com.br / artefrancesa.wordpress.com

Algumas dicas importantes para adquirir bons resultados ao confeccionar os trabalhos .
Para recortar os papéis para arte francesa, comece utilizando a tesoura garça de ponta fina. Em alguns detalhes, utilize o estilete para cortar. Para os detalhes internos, utilize o estilete de ponta giratória.
Os recortes devem ser feitos sempre evidenciando os detalhes de primeiros planos. Para obter o volume necessário entre as camadas, utilize fita de espuma dupla-face, cola de silicone ou placa pluma.

Todos os recortes boleados devem ser adaptados com cola de silicone.

Antes de iniciar o trabalho, analise o desenho e defina os recortes a serem utilizados em cada plano.

Lembre-se de retirar as margens que contêm as referências do papel antes de iniciar o projeto.

GOSTOU DESSA ARTE? QUER EXPERIMENTAR?
FAÇA O CURSO DE ARTE FRANCESA NA ORNAMENTAL!
Mais informações: www.wix.com/aornamentall/go / (62) 3223-4774







Nenhum comentário:

Postar um comentário