sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aquarela

Trabalho de Héctor Molina


Aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos. É uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramatura. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela.

Fonte: wikipédia.org

A qualidade do material, com certeza agregará valor ao seu trabalho, que na técnica da aquarela sempre é fluido, leve e encantador.


Aquarela é o nome da mistura de pigmentos coloridos com aglutinante e também a técnica em que se emprega essa tinta diluida em água.

Constitui um meio de expressão delicado e transparente, mas exige que o aquarelista trabalhe rapidamente, sem se ater a minúcias e sem poder sobrepor a tinta para retoques.

Ao secar, a aquarela perde a metade de seu colorido, torna-se pálida e esmaecida quando acabada, apresentando um bonito efeito de transparência, porque nela se utiliza pequena quantidade de cor diluida em muita água.

Com a evaporação da água, o papel adquire luminosidade. Pode-se aplicar outras camadas de tinta, até se obter uma coloração mais forte. À medida que se pintam novas camadas, a transparência da aquarela vai desaparecendo, e sua luminosidade pode se anular por completo.

Como a água seca depressa, aconselho a que se umedeça o papel somente na área que será pintada no momento.
Use somente água fervida ou destilada pois a água da torneira propicia o aparecimento de fungos no papel.

TINTAS: As tintas são fabricadas com pigmentos em pó e goma arábica diluidos em água . As pastilhas custam menos que os tubos, porém as tintas em tubo têm brilho mais intenso e não desgastam os pincéis. Compre tintas de boa qualidade.



Cores que precisa: azul da prussia / azul cobalto/ amarelo limão/ amarelo cadmio/ amarelo ocre / terra de siena queimada/ verde esmeralda / verde claro/
vermelho cadmio/ carmim/ preto e branco

PINCÉIS: No inicio bastam 3 ou 4 pincéis. Procure comprar sempre os de melhor qualidade e estes são os de pêlo de marta. Pode-se comprar também os mistos, com pêlo de marta e esquilo. Pincéis sintéticos são baratos mas perdem a ponta com facilidade.
Os pincéis chatos são usados para espalhar a tinta em grandes áreas do papel. Os redondos para detalhes e partes aguadas.
Lave-os com bastante água corrente sempre que terminar uma pintura. Molde-os com os dedos para formar uma ponta, de modo que eles não percam a forma ao secar.
Coloque-os em um copo, com as cerdas para cima.

COMPRE:

PINCEL:
1 Pincel chato de cabo curto nº 14 (pêlo de marta ou similar)
1 redondo cabo curto nº 10 (pêlo de marta ou similar)
1 redndo cabo curto nº 000 kolinsk
(Este é o material básico de pincéis, querendo, pode comprar mais)

GODÊ OU PALETA:
Compre uma paleta de plático, branca e com várias divisões .
Compre uma folha de mata-borrão e corte em tiras c/ 10 centimetros de largura e 20 cms de comprimento, serve para limpar o excesso de tinta no papel.

O PAPEL:
Há vários tipos de papel próprios para aquarela, em folhas avulsas ou blocos. Quase todos são importados e possuem diferentes características quanto à textura, peso e qualidade. O papel varia em textura da superfície (porosidade), em peso (gramatura) e em tamanho.Pinte sempre em papel branco para que sua aquarela tenha limpidêz.
O papel tende a se enrugar quando molhado e, quanto mais fino, maior essa tendência.
Guarde o papel sempre em lugar seco pois a umidade ativa impurezas quimicas e altera sua capacidade de absorção de tinta.

Marcas de papéis:

Acqua 290 gr. (semi-rugoso) , folha de 50x70
Arches Satiné , 300 gr. (liso )
Montval 300 gr. (semi-rugoso) folha 50x70
Arches Torchon , 300 gr. (rugoso)

ÁGUA: Use água fervida ou filtrada, para pintar sua aquarela. Tenha dois frascos com água, um para diluir as tintas e o outro para limpar os pincéis.
Nunca exagere nas misturas, pois se misturar muitas cores, as combinações se tornarão sujas e sem vida.

Ao aplicar uma segunda camada de tinta, esta pode criar um efeito interessante, dando às cores maior intensidade. e profundidade. Esta técnica pode ser usada por exemplo, para fazer os azuis desiguais do céu e da água e dar volume e formas arredondadas.

Decida logo no inicio da pintura, onde se situarão as áreas em que o papel ficará em branco e não avance nesses espaços em hipótese alguma pois o branco da pintura em aquarela é o branco do papel.

Ao errar, remova a tinta do papel molhando a parte a ser apagada, esfregue um pouco o pincel e secando logo em seguida com o mata borrão.

A Aquarela depois de pronta deve secar por 24 horas.
Compre um verniz fixador fosco ou semi-brilho em spray e passe na Aquarela pronta e seca.
Para emoldurar, coloca-se vidro sem reflexo
Fonte: aulasdepintura.com.br


Entenda melhor essa técnica assistindo os vídeos abaixo.


Uma das artistas adeptas dessa técnica é Eliana Tiné, que na loja, Ornamental dá aulas de desenho preparatórias para vestibular. Conheça mais sobre o trabalho de Eliana Tiné AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário